v. 8 n. 2 (2023): Violencias y sistemas penales en América Latina
Artigos

Saber, hablar, experienciar y decidir acerca de la implementación de la Ley de Glaciares en Argentina

Guillermo Folguera
UBA-CONICET
Cecilia Gárgano
Laboratorio de Investigación en Ciencias Humanas (LICH-UNSAM-CONICET)

Publicado 2023-11-20

Palavras-chave

  • Decidir,
  • Experienciar,
  • Hablar,
  • Ley de Glaciares,
  • Saber,
  • San Juan
  • ...More
    Less
  • Decide,
  • Experience,
  • Speak,
  • Glaciers Law,
  • Knowledge,
  • San Juan
  • ...More
    Less
  • Decidir,
  • Experiência,
  • Falar,
  • Lei Glaciar,
  • Saber,
  • San Juan
  • ...More
    Less

Como Citar

Folguera, G., & Gárgano, C. (2023). Saber, hablar, experienciar y decidir acerca de la implementación de la Ley de Glaciares en Argentina. Revista Uruguaya De Antropología Y Etnografía, 8(2). https://doi.org/10.29112/ruae.v8i2.1544

Resumo

Está em curso na Argentina um grande número de projectos mineiros, com numerosos impactos sociais e ambientais. Em 2010, foi aprovada uma lei que previa um inventário e monitorização do estado dos glaciares e do ambiente periglacial. Os critérios para estabelecer este inventário basearam-se na consideração de certas vozes e conhecimentos, marginalizando as posições dos diferentes actores sociais no seio da comunidade científica, bem como as dos habitantes locais. Este documento procura compreender e comparar as formas de conhecer, falar, experimentar e decidir sobre os problemas associados aos glaciares e ambientes periglaciais no contexto da discussão sobre a implementação da Lei dos Glaciares na Argentina. Através da análise de diferentes fontes e discursos, o objectivo é compreender e aprofundar os modos de intervenção e advocacia, a fim de enriquecer a discussão em relação à tomada de decisões em políticas públicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

  1. Beck, U. (2008). La sociedad del riesgo mundial. Barcelona: Paidós.
  2. Carrera Planas, C. (2016). John Dewey: "En el principio fue la experiencia". Utopía y Praxis Latinoamericana, 21 (72), 69-77. Maracaibo: Universidad del Zulia.
  3. DeCesare, T. (2012). The Lippmann-Dewey ‘Debate’ Revisited: The Problem of Knowledge and the Role of Experts in Modern Democratic Theory. Philosophical Studies in Education, 43: 106-116.
  4. Del Castillo, R. (2004). Estudio preliminar a John Dewey, La opinión pública y sus problemas. Madrid: Ediciones Morata.
  5. Dewey, John. (1998). Democracia y educación: una introducción a la filosofía de la educación. Madrid: Ediciones Morata. Recuperado de
  6. https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1870576617300211
  7. Jofré, D. (18-11-2020). Entrevista realizada para este artículo.
  8. Faerna, A. M. (1996). Introducción a la teoría pragmatista del conocimiento. Madrid: Siglo XXI.
  9. Foucault, M. (2005). El orden del discurso. Lección inaugural en el Collège de France
  10. pronunciada el 2 de diciembre de 1970. Barcelona: Tusquets.
  11. Geertz, C. (1999). El sentido común como sistema cultural. En: Conocimiento Local. Ensayos sobre la interpretación de las culturas. pp. 93-116. Barcelona: Paidós.
  12. Gorz, A. (1994). Ecología política. Expertocracia y autolimitación. Nueva Sociedad 134: 32-41. https://nuso.org/articulo/ecologia-politica-expertocracia-y-autolimitacion/
  13. Healy, K. (2000). Social Work Practices: Contemporary Perspectives on Change. London: Sage.
  14. Heler, M. (1998). Ética y ciencia: la responsabilidad del martillo, Buenos Aires: Biblos.
  15. Herrán, E. (2005). El poder de Foucault: una miniatura. Madrid: Fundación José Antonio de Castro.
  16. Illich, I. (2006). Obras reunidas I. México: Fondo de Cultura Económica.
  17. Klein, L. (2019). Más acá del bien y el mal: por un feminismo imposible. Buenos Aires: Mariano Ariel Pennisi.
  18. Klein, L. (2019). Entrevista. Recuperado de https://canalabierto.com.ar/2019/10/10/laura-klein-los-desafios-de-los-feminismos-hoy/
  19. Linares, J. (2008). Ética y mundo tecnológico. México: Fondo de Cultura Económica.
  20. Montenegro, R. (6-06-19). Recuperado de https://alreves.net.ar/los-glaciares-son-una-caja-de-ahorro-de-agua/
  21. Morey M. (2021). Minerva. Recuperado de
  22. http://www.circulobellasartes.com/revistaminerva/articulo.php?id=350
  23. Ricoeur, P. (2001) Del texto a la acción. Ensayos de hermenéutica II. Buenos Aires: F.C.E..
  24. Rodríguez Pardo, J. (10-08-2010). Glaciares, periglaciales y expertos. Recuperado de
  25. https://www.ecoportal.net/temas-especiales/agua/glaciares_periglaciares_y_expertos_informe_especial/
  26. Sandoval Bravo, J. E. (2011). La reconstrucción de la experiencia en la filosofía de John Dewey. Tesis. Pontificia Universidad Javeriana. Facultad de Filosofía Bogotá, Marzo 3 de 2011
  27. Schiaffini, H. (2004). La inserción de la inversión en Gran Minería en las tendencias socio-económicas de la Argentina. Theomai 9. Recuperado de
  28. http://revista-theomai.unq.edu.ar/numero10/artschiaffini10.htm
  29. Westbrook, R. B. (1991). John Dewey and American Democracy. Nueva York: Cornell University Press.
  30. Wynne, B. (2004). May the sheep safely graze? A reflexive view of the expert-lay knowledge divide. Risk, environment and modernity: towards a new ecology. Lash, S., Szerszynski, B. & Wynne, B. (eds.). Sage