Arte rupestre, etnografia e memória coletiva. O caso de Cueva de las Manos, Patagônia, Argentina
Publicado 2021-07-07
Palavras-chave
- arte rupestre,
- analogía histórica,
- memoria colectiva,
- Cueva de las Manos,
- Patagonia
- Rock art,
- historical analogy,
- collective memory,
- Cueva de las Manos,
- Patagonia
- Arte rupestre,
- analogía histórica,
- memória coletiva,
- Cueva de las Manos,
- Patagônia
Como Citar
Copyright (c) 2021 Patricia Schneier, Agustina Ponce, Carlos Achero
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Resumo
Cueva de las Manos (Patagônia, Argentina) é um sítio emblemático declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Nele se apresenta uma grande quantidade de painéis de arte rupestres realizados em diferentes momentos, entre 9400 e 2500 anos AP. Sobre o amplo repertório dos grafismos e cenas que nele foram representados, selecionamos dois temas: cenas de caça, guanacas gestantes em relação aos negativos de mãos. Tomando como referência registros
documentais etnográficos que preservaram as narrações míticas do povo Tehuelche, além dos relatos de cronistas e viajantes, estamos propondo linhas interpretativas que se relacionam com os temas por nós selecionados para a análise da arte rupestre, representados milhares de anos atrás. Refletimos, assim, sobre os aportes que a analogia histórica pode brindar a nossa intenção de uma “arqueologia antropológica” e à construção de uma memória coletiva.
Downloads
Referências
- Aguerre, A.M. (2000). Las vidas de Pati en la toldería Tehuelche del Río Pinturas y el después. Buenos Aires: Facultad de Filosofía y Letras.
- Aschero, C.A. (2012). Las escenas de caza en Cueva de las Manos. Una perspectiva regional (Santa Cruz, Argentina). Actas y CD del Simposio Internacional de Arte Rupestre IFRAO 2010, Tarascon-sur Ariegè, Francia. CD Actas.
- ---------- (2018). Hunting scenes in Cueva de las Manos, style, content and chronology (Río Pinturas, Santa Cruz-Argentinian Patagonia). En: Archaeologies of Rock Art, South American perspectives. London &New York: Routledge.
- Aschero, C.A. y Isasmendi, M.V. (2018). Arte rupestre y demarcación territorial: el caso del grupo estilístico B1 en el área Río Pinturas (Santa Cruz, Argentina). Revista del Museo de La Plata, Volumen 3 (1), 112-131.
- Aschero, C.A y Schneier, P. (2021). En : Making scenes: Global Perspectives on Scenes in Rock Art . Davidson I. y A.Nowell eds. New York, Oxford . Berghahn Books, pp. 310-327.
- Aschero C.A., Isasmendi, M.V., Ucedo, R.V. y Aguerre, A.M. (2019)a. Aportes a la cronología y contexto de las escenas de caza tempranas en cueva de las Manos (ca. 9400-7700 AÑOS AP) Alto Río Pinturas, Santa Cruz. En: Arqueología de la Patagonia: El pasado en las arenas. Gómez Otero J., A. Svoboda y A. Banegas eds. CONICET-IDEAUS, Buenos Aires 2019, pp. 41-51.
- Aschero, C.A., Bozzuto, D., Civalero, M.T., Sacchi, M. y Maveroff, N. (2019)b. Se nos viene la noche. El volcán Hudson y su influencia en el NO de Santa Cruz: integrando perspectivas arqueológicas. En: Arqueología de la Patagonia: El pasado en las arenas. Gómez Otero J., A.Svoboda y A.Banegas eds. , Buenos Aires: CONICET-IDEAUS, pp. 239-50.
- Bórmida, M. y Siffredi. A. (1969-70). Mitología de los Tehuelches Meridionales. RUNA XII Parte 1-2, 199-245.
- Candeau, J. (2006) [1996]. Antropología de la memoria. Ediciones Nueva Visión, Buenos Aires. 128
- Casamiquela, R.M. (1981). El arte rupestre de la Patagonia. Buenos Aires: Siringa libros.
- ---------- (1988). En pos del gualicho. Buenos Aires: EUDEBA, Fondo Editorial Rionegrino.
- Chapman, A. (2008). Hain.Ceremonia de iniciación de los Selk’nam de Tierra del Fuego.Buenos Aires: Zaguier&Urruty Publications.
- de Aréizaga, J. (2004). La expedición del Comendador Loayza [1526]. En: R.J. Mandrini. Los pueblos originarios de Argentina (p. 52). EUDEBA, Buenos Aires.
- De Agostini, A.M. (1941). Andes Patagónicos, viajes de exploración a la cordillera patagónica austral.