Notas sobre laicidade e educação: a caiação dos muros nos institutos de formação de professores
Publicado 2024-12-31
Como Citar
Resumo
Este artigo constitui uma análise hermenêutica que aborda - de forma experimental - aspectos
artísticos, pedagógicos e políticos que cercam a disputa pela laicidade nas instituições de ensino.
Para o efeito, são selecionados um conjunto de eventos e discursos em torno da polémica
envolvida nas imagens e mensagens comunicadas nas paredes dos edifícios públicos,
nomeadamente em instituições de ensino superior e de formação de professores.
O discurso oficial do atual governo uruguaio (2022-2024) dá especial ênfase a uma das
interpretações em tensão, aquela que define precisamente a laicidade como neutralidade; A partir
desta interpretação, que, como visão hegemónica, será entendida como a única, argumenta e
justifica o branqueamento, o apagamento e a censura das mensagens nos muros das instituições
públicas de formação de professores. Estes constituem um espaço de comunicação
historicamente conquistado por grupos estudantis, sindicatos e organizações sociais.
Downloads
Referências
- ADINOLFI, E. “La imprenta de los pueblos”: pintadas, intervención policial y blanqueamiento de muros de los centros educativos. La diaria. Publicado el 9 de abril de 2022.
- https://ladiaria.com.uy/educacion/articulo/2022/4/la-imprenta-de-los-pueblos-pintadas-int
- ervencion-policial-y-blanqueamiento-de-muros-de-los-centros-educativos/
- ARIAS, A. (2022). Laicidad y Educación. Cinco claves para el diálogo. En: Haciendo foco.
- Apuntes para el debate. Posturas en torno a los usos de la laicidad en el campo educativo.
- Nº 5 - dic. 2022, pp. 13-21.
- BARRÁN, J. P. (1989). Historia de la sensibilidad en el Uruguay. Tomo 2: El disciplinamiento
- (1860-1920). Montevideo: Ediciones de la Banda Oriental
- BOLÍVAR BOTÍA, A. “¿De nobis ipsis silemus?”. Epistemología de la investigación
- biográfico-narrativa en educación. Revista Electrónica de Investigación Educativa mayo,
- vol. 4, número 1, Universidad Autónoma de Baja California Ensenada, México, 2002, pp.
- -65.
- COMPTE y RIQUÉ, E. (2010). Maestra militante de la vida: Enriqueta Compte y Riqué.
- Montevideo: ANEP. CODICEN.
- DAVYT, E. Laicidad y educación en Reina Reyes. Fermentario N. 12, Vol. 2, 2018. Instituto de
- Educación, Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Universidad de la
- República. Faculdade de Educação, UNICAMP.
- DELACOSTE, G. (2022). Para una nueva laicidad. En: Haciendo foco. Apuntes para el debate.
- Posturas en torno a los usos de la laicidad en el campo educativo. Nº 5 - Dic. 2022, pp.
- -31.
- DÍAZ GENIS, A. (2020) Laicidad y libertad de cátedra, dos principios fundamentales de la
- educación nacional: ¿Cómo entenderlos? Fermentario. Revista electrónica, 14(1), 28-41.
- https://ojs.fhce.edu.uy/index.php/fermen/article/view/738.
- DÍAZ GENIS, A. y Ferreira Olaso, G. (2022). La laicidad como oportunidad para la
- interculturalidad. En DÍAZ GENIS, A. (Coord.). Hacia una filosofía y una educación
- decoloniales. Diálogo de saberes. Montevideo: Facultad de Humanidades y Ciencias de la
- Educación.
- DÍAZ GENIS, A. (2022). La laicidad y su significado en el campo educativo. Haciendo foco.
- Apuntes para el debate. Posturas en torno a los usos de la laicidad en el campo educativo.
- Nº 5 - dic. 2022, pp. 3-11.
- FALKIN, C. y CONDE, S. Apuntes sobre el proyecto de ley de creación del Consejo de
- Laicidad. La diaria. Publicado el 13 de mayo de 2021.
- https://ladiaria.com.uy/opinion/articulo/2021/5/apuntes-sobre-el-proyecto-de-ley-de-creac
- ion-del-consejo-de-laicidad/
- FREIRE, P. (1997). Pedagogía de la autonomía. Saberes necesarios para la práctica educativa.
- México, Siglo Veintiuno.
- FRIGERIO, G, y POGGI, M. (1992). Cara y Ceca. Las instituciones educativas. Buenos Aires:
- Troquel.
- FRIGERIO, G. Educar: Volver disponibles las herencias para todas y todos (video). 12 de marzo
- de 2021. https://www.youtube.com/watch?v=8tMo0xGyg8U
- LA DIARIA. Ante planes de restauración de fachada, Centro de Estudiantes del IPA convocó a
- “custodiar” las pintadas de muros del centro educativo. 11 de marzo de 2022.
- https://ladiaria.com.uy/educacion/articulo/2022/3/tras-intento-de-mantener-murales-centr
- o-de-estudiantes-rechaza-blanqueamiento-de-fachada-del-ipa-y-denuncia-censura/
- NUSSBAUM, M. (2012). Crear capacidades. Propuesta para el desarrollo humano. Madrid:
- Paidós.
- REYES, R. (1964). El derecho a educar y el derecho a la educación. Montevideo: Alfa.
- RIVERA, CUSICANQUI, S. (2018). Sociología de la imagen. La Paz: Plural Editores.
- SCURO, J. (2018) Religión, política, espacio público y laicidad en el Uruguay progresista.
- Revista Horizontes antropológicos, N° 52: A religião no espaço público. Programa de
- Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
- (UFRGS).
- SKLIAR, C. (2017). Pedagogías de las diferencias: notas, fragmentos, incertidumbres. Buenos
- Aires: Noveduc.
- TAYLOR, C. y MACLURE, J. (2010). Laicidad y libertad de conciencia. Madrid: Edición du
- Bore.