Publicado 2023-08-08
Palavras-chave
- personas desaparecidas,
- teatro documental,
- México
- missing people,
- documentary theater,
- Mexico
- pessoas desaparecidas,
- teatro documental,
- México
Como Citar
Copyright (c) 2023 Carlos Gutiérrez Bracho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Resumo
As artes cênicas são para alguns artistas, um espaço para recuperar histórias, para rever em documentos históricos e biografias verdades que os governos não querem que sejam ditas e que não se perdem em nossas memorias. Uma dessas vozes é a da dramaturga Gabriela Ynclán (Prêmio Juan Ruiz de Alarcón 2021). Sua obra Las peores trata de dois tipos de invisibilidade e lutas frequentes no Mexico: a das mulheres, por serem mulheres, e a dos desaparecidos politicos, aqueles que foram silenciados por ter um discurso contrário ao dos regimes despóticos. O presente artigo faz uma revisão comparativa deste texto teatral que parte de uma investigação acadêmica, para trazer ao presente a história das primeiras mulheres, que se crê, desaparecidas neste país, durante o regime de Agustín de Iturbide.
Downloads
Referências
- Acosta Sierra, P. H. (2019). Justicia [poética] y memoria [inquietante]. Bogotá: Universidad Pedagógica Nacional.
- Ainz Galende, A. (2020). Terrorismos fundamentalistas: medievo armado a través de la web 2.0. Madrid: Centro de investigaciones Sociológicas.
- Chale-Cervantes, G. Mayte. (2018, agosto 29). Desaparecidos: el triste caso de la desaparición forzada en México, Derecho en acción. Recuperado de https://derechoenaccion.cide.edu/ desaparecidos-el-triste-caso-de-la-desaparicion-forzada-en-mexico/.
- De Althaus, M. (2018). Todos los hijos. Lima: Alfaguara.
- Diéguez Caballero, I. (2013). Cuerpos sin duelo. Iconografías y Teatralidades del dolor. Córdoba: DocumentA/ Escénicas. Doll, E. J. (2008). El papel del artista en la dramaturgia de Jerónimo López Mozo. Madrid: Vervuert.
- Garrido Asperó, M. J. (2003). Entre hombres te veas: las mujeres de Pénjamo y la revolución de Independencia. En F. Castro Gutiérrez y M. Terrazas (Coords. y Eds.), Disidencia y disidentes en la historia de México. Ciudad de México: UNAM.
- Gimber, A. (2016). El teatro documento de Piscator a Rimini Protokoll. Constantes y variantes de un género político en la escena alemana. Acotaciones, (37), 17-34.
- Gómez García, M. (1998). Diccionario Akal de Teatro. Madrid: AKAL.
- Martínez, G. (2012). Apostillas. Memoria teatral. Medellín: Fondo Editorial Universidad EAFIT.
- Molas González, A. (2020). El problema del acontecer escénico teatral. Una aproximación fenomenológica a la intencionalidad teatral [libro electrónico]. Ciudad de México: UNAM.
- Leñero Franco, E. (2021, mayo 4). Gabriela Ynclán, premio Juan Ruiz de Alarcón. Proceso. Recuperado de https:// www.proceso.com.mx/cultura/2021/5/4/gabriela-ynclan-premio-juan-ruiz-de-alarcon-263248.html.
- López Mozo, J. (2017). Mapa del teatro documento en los albores del siglo XXI en España. En J. Romera Castillo (Ed.), El teatro como documento artístico, histórico y cultural en los inicios del siglo XXI. Madrid: Verbum.
- Oliva Bernal, C. (2004). La verdad del personaje teatral. Murcia: Universidad de Murcia.
- Pavis, P. (1996). Diccionario del teatro. Barcelona: Paidós.
- Pavis, P. (2016). Diccionario de la performance y del teatro contemporáneo. Ciudad de México: Paso de gato.
- Sabugal Paz, P. (2010). Teatro documental: entre la realidad y la ficción. Investigación Teatral, (10-11), 111-129.
- Secretaría de la Defensa Nacional. (2021). 22 de octubre de 1814, promulgación de la Constitución de Apatzingán. Recuperado de https://www.gob.mx/sedena/documentos/22-de-octubre-de-1814-promulgacion-de-laconstitucion-de-apatzingan?state=published.
- Trujillo Macías, M. (2012). La insurgencia en Pénjamo 1810-1821. Bloomington: Palibrio.
- Valdés Medellín, G. (2017, julio 8). Las peores, de Gabriela Ynclán. Siempre. Recuperado de http://www.siempre.mx/2017/07/las-peores-de-gabriela-ynclan/.
- Villegas, J. (2005). Historia multicultural del teatro y las teatralidades en América Latina. Buenos Aires: Galerna.
- Weiss, P. (2017). Notas sobre el Teatro-Documento. Conjunto, (185), 2-7. Recuperado de http://www.casadelasamericas.org/publicaciones/revistaconjunto/185/revista.html.
- Ynclán, G. (2010). Las peores [inédito]. Ciudad de México.