v. 18 n. 1 (2024): Educación y Filosofía Hoy: ¿Para qué? ¿Para quién? ¿Con qué saberes?
Artículos

Lições para «Ser Humano» Uma reflexão desde a dor até a educação

Pablo Castiglia
Universidad de Montevideo

Publicado 2024-10-08

Como Citar

Castiglia, P. . (2024). Lições para «Ser Humano» Uma reflexão desde a dor até a educação. Revista Fermentario, 18(1). Recuperado de https://ojs.fhce.edu.uy/index.php/fermen/article/view/2410

Resumo

No seguinte texto será apresentado a experiencia chamada Lições para «Ser Humano». Uma reflexão desde a dor até a educação, situando o pondo de partida nos casos dos genocídios armênios e judaico no século XX. A parit de esses casos trágicos acontecimentos buscou-se gerar espaços de reflexão sobre: os direitos humanos, a possibilidade que se repita atrocidades como as mencionadas anteriormente, a memoria e o papel da educação.  Enquadrando o trabalho a partir da corrente da pedagogia critica, enfatizamos o papel ativo do estudante, como professor nós propomos ter a função de facilitadores de ferramentas de analises e a construção da comunidade apelando aos valores que consideramos fundamentais para qualquer sociedade. Este trabalho levou-se a adiante em 2021, tendo entre suas particularidades que foi elaborado por quatro professores, para ser colocado em prática em três escolas de ensino médio do interior do Uruguai com estudantes de sexto ano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

  1. ADORNO, T. (1966). La educación después de Auschwitz. Conferencia realizada por la radio de Hesse el 18 de abril de 1966. Carpetas docentes de Historia. Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación de la Universidad Nacional de La Plata. http://www.carpetashistoria.fahce.unlp.edu.ar/carpeta-2/fuentes/la-segunda-guerra-
  2. mundial-y-el-holocausto/theodor-w-adorno-201cla-educacion-despues-de-auschwitz201d/
  3. BÁRCENA F. y MELICH, C. (2000). La educación como acontecimiento ético. Madrid: Paidos.
  4. CASTORIADIS, C. (2008). El mundo fragmentado. La Plata: Terramar Ediciones.
  5. DESENA, M. y SERRALTA, A. (2015). Genocidio armenio 1915 – 1923. Antecedentes, perpetración y consecuencias. Montevideo: Ediciones de la Plaza.
  6. GIROUX, H. (2019) «La pedagogía crítica deja en claro que la educación es central para la política». Entrevista realizada por Fernando Lázaro para el portal Otras Voces En Educación el 1ero de septiembre de 2019. https://otrasvoceseneducacion.org/archivos/320103
  7. MELICH, J.C(2000). El fin de lo humano ¿Cómo educar después del holocausto? Universitat Autònoma de Barcelona. Departament de Pedagogia Sistemàtica i Social Bellaterra (Barcelona). https://ddd.uab.cat/pub/enrahonar/0211402Xn31/0211402Xn31p81.pdf
  8. PEREIRA, G. (2002) Virtudes ciudadanas y transvaloración. Exposición en el evento: Día mundial de la Filosofía; Institución promotora: UNESCO. Uruguay. Transcripción extraída del portal Uruguay Educa.
  9. MELICH, Joan Carles. (2006). El trabajo de la memoria o el testimonio como categoría didáctica. Enseñanza de las Ciencias Sociales, núm. 5, pp. 115-124 Universitat de Barcelona Barcelona, España.
  10. VAZ FERREIRA, C. (1957) Lecciones sobre pedagogía y cuestiones de enseñanza. Vol 2. Montevideo: Edición de la Cámara de Representantes.