v. 16 n. 1 (2022): Narrativas dissidentes e outros modos de existência (I)
Artículos

El cabello de Agnes: reflexiones-collage en torno a la autoridad femenina y la relación pedagógica

María Lourdes García Barrientos
##plugins.themes.classic.biography##

Publicado 2022-12-21

Como Citar

García Barrientos, M. L. (2022). El cabello de Agnes: reflexiones-collage en torno a la autoridad femenina y la relación pedagógica. Revista Fermentario, 16(1), 92–103. https://doi.org/10.47965/fermen.16.1.7

Resumo

Neste artigo de reflexão-colagem proponho a construção de uma narrativa em primeira pessoa entre as formas epistolares de nosso tempo (e-mail) e a narrativa a fim de mergulhar na autoridade feminina (Muraro, 1994; Cigarini e Muraro, 2013; Irigaray, 1991) e a relação pedagógica (López Carretero, 2011) junto com suas possibilidades de abrir um lugar para ser e recriar outras formas de entrar em relação com o mundo. A importância do reconhecimento do processo de tornar-se mulher (Braidotti, 2015) e de partir de si mesma será discutida, assim como a necessidade de encontrar formas de escrita pedagógica que nos permitam "inventar" nossa voz (Larrosa, 2011).

Palavras-chave: autoridade feminina, narrativa, relação pedagógica

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

  1. Borbar Valenzuela, V. y López Carretero, A. (2020) Lo personal en lo educativo. Revista Interuniversitaria de Formación del Profesorado. (95), 227-242 Recuperado en: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7410808
  2. Braidotti, R. (2015) Feminismo, diferencia sexual y subjetividad nómade. Barcelona: Editorial Gedisa
  3. Cigarini, L. y Muraro, L. (2006). Feminismos del siglo XXI. Lectora: Revista De Dones I Textualitat, (12), 25–32. Recuperada en: https://raco.cat/index.php/Lectora/article/view/205563/284773
  4. Duoda. (s/f) Bienvenido o bienvenida a Duoda. http://www.ub.edu/duoda/web/es
  5. hooks, b. (2021) Enseñar a transgredir. La educación como práctica de la libertad. Madrid: Capitán Swing Libros
  6. Irigaray, L. (1994) LUCE IRIGARAY. Entrevista realizada por MG Encarna Sanahuja YII, Teresa Sanz Coll y Rosa Segarra Martí. Duoda. Revista d’Estudis Feministes. (7) 177-185 Recuperada en: https://raco.cat/index.php/DUODA/article/view/60084/89302
  7. Larrosa, J. (2011) La experiencia de la lectura. Estudios sobre literatura y formación. México D.F. Fondo de Cultura Económica. (Edición electrónica)
  8. López Carretero, A. (2001) Amor al Sentido. Duoda. Revista d’Estudis Feministes. (21) 55-68 Recuperada en: http://diposit.ub.edu/dspace/bitstream/2445/110086/1/562300.pdf
  9. Muraro, L. (1994) Autoridad sin monumentos. Duoda. Revista d’Estudis Feministes. (7) 86-100 Recuperada en: https://raco.cat/index.php/DUODA/article/view/60077
  10. Vilariño, I. (2019) Poesía completa. Montevideo: Editorial Cal y Canto