Figurinistas e cenógrafos no teatro da Cidade de Buenos Aires: o agravamento da precarização do trabalho no período póspandemia
Publicado 2023-12-28
Palavras-chave
- teatro,
- trabajo,
- precarización
- theatre,
- labour,
- precarisation
- teatro,
- trabalho,
- precarização
Como Citar
Copyright (c) 2023 Maximiliano Ignacio de la Puente
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Resumo
Com base em uma análise do estado da arte, da legislação atual e de entrevistas, investigarei as condições de trabalho dos figurinistas e cenógrafos da cidade de Buenos Aires, que realizam suas tarefas nos circuitos teatrais. Refletiremos sobre a construção problemática da identidade desses agentes como
trabalhadores. Também levaremos em conta a perspectiva de gênero, já que é importante tornar visível o lugar ocupado pelas mulheres e dissidentes no contexto do teatro de Buenos Aires, pois elas constituem uma maioria numérica notável em um circuito dominado pelos homens. Começaremos considerando as interações entre os diferentes agentes no campo do teatro. Mencionaremos os principais circuitos do campo teatral, concentrando-nos
especificamente em seus modos de produção e contratação. Apresentaremos os atores sociais que estamos estudando: os figurinistas e designers de palco. E investigaremos suas características, problemas e demandas específicas. A hipótese central é que, após os anos da pandemia, a precariedade do trabalho que esses atores sociais já vivenciavam nos anos anteriores à covid-19 se aprofundou, e os problemas do campo teatral de Buenos Aires também se agravaram.
Downloads
Referências
- Del Mármol, M. y Díaz, J. (2022). Trabajo artístico y pandemia: estrategias de acción colectiva de actores y actrices de teatro en La Plata durante el 2020 y 2021. Trabajo y Sociedad, XXII(38). Recuperado de https://www.unse.edu.ar/trabajoysociedad/#N%C3%BAmero%2038
- De la Puente, M. (2023). Los técnicos y los diseñadores escénicos en la Ciudad de Buenos Aires durante la pandemia: la agudización de la precarización laboral. Telondefondo. Revista de Teoría y Crítica Teatral, (37), Recuperado de http://revistascientificas.filo.uba.ar/index.php/telondefondo/article/view/12923
- González García, L. (2015). Constitución del sujeto como empresario de sí: modos de subjetivación en el neoliberalismo. Nómadas, 42. Recuperado de http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0121-75502015000100012
- Lorey, I. (2006). Gubernamentalidad y precarización de sí. Sobre la normalización de los productores y productoras culturales. Brumaria, Arte, Máquinas, Trabajo Inmaterial, (7), 1-18.
- Mauro, K. (2015). Trabajo asociativo y Actuación: las cooperativas teatrales y la gratuidad crónica del trabajo actoral. En Actas de las XI Jornadas de Sociología de la UBA. Buenos Aires: Universidad de Buenos Aires.
- Mauro, K. (2018a). Condiciones laborales en las artes y la cultura. Proyectos de Investigación Básica, Aplicados, de Transferencia e Innovación Tecnológica Programación Científica 2018. Buenos Aires: Secretaría de Ciencia y Técnica, Universidad de Buenos Aires. Recuperado de http://repositorio.filo.uba.ar/handle/filodigital/11631
- Mauro, K. (2018b). Entre el mundo del arte y el mundo del trabajo. Herramientas conceptuales para comprender la dimensión laboral del trabajo artístico. Telondefondo. Revista de Teoría y Crítica Teatral, (27), 114-143. Recuperado de http://revistascientificas.filo.uba.ar/index.php/telondefondo/article/view/5097
- Mauro, K. (2018c). Cooperativismo y condiciones laborales de los actores en el teatro porteño. Pilquen, 21(5), 38-48. Recuperado de http://revele.uncoma.edu.ar/htdoc/revele/index.php/Sociales/article/view/2178
- Mauro, K. (2018d). La precariedad laboral en los trabajadores del espectáculo en Buenos Aires. En D. Julián Vejar (Ed.), Precariedades del trabajo en América Latina. Santiago de Chile: RIL Editores-Ediciones de la UC de Temuco.
- Mauro, K. (2020a). Dossier Trabajo y Artes. Revista Latinoamericana de Antropología del Trabajo, (8), Recuperado de http://www.ceil-conicet.gov.ar/ojs/index.php/lat/article/view/739/586
- Mauro, K. (2020b). Dossier Condiciones Laborales en las Artes y la Cultura. Telondefondo. Revista de Teoría y Crítica Teatral, (31), 109-185. Recuperado de http://revistascientificas.filo.uba.ar/index.php/telondefondo/article/view/8246
- Mauro, K. (2021a). Pandemia y trabajo artístico en Buenos Aires. En P. León Crespo, G. Montalvo, y M. F. Troya (2021), Cuidarnos: cara a cara, cuerpo a cuerpo. 6.to Encuentro Iberoamericano de Arte y Economía, 2020. Quito: FLACSO.
- Mauro, K. (2021b). Seminario de Gestión y Políticas Culturales (PST): Arte y trabajo. Condiciones laborales y condiciones de producción en las artes y la cultura. Buenos Aires: Facultad de Filosofía y Letras, Universidad de Buenos Aires.
- Mauro, K. (2022). Trabajo y Artes del Espectáculo en la Ciudad de Buenos Aires. Precariedades y contradicciones que reveló la pandemia. Trabajo y Sociedad, XXII(38). Recuperado https://www.unse.edu.ar/trabajoysociedad/#N%C3%BAmero%2038
- Morales, G. y Vallejos, I. (2021). Precarización laboral en escenografía, vestuario e iluminación. En N. Tramontina … [et al.], 1.º Concurso Nacional de Investigación sobre Diseño Escénico INT/ADEA (pp. 161-173). Buenos Aires: Inteatro.
- ONU Mujeres (2015). El progreso de las mujeres en el mundo 2015-2016: transformar las economías para realizar los derechos. Recuperado de https://www.unwomen.org/es/digital-library/publications/2015/4/progress-of-the-worlds-women-2015.
- Perinelli, R. (2014). Teatro: de independiente a alternativo. Una síntesis del camino del teatro independiente argentino hacia la condición de alternativo y otras cuestiones. Cuadernos del Centro de Estudios de Diseño y Comunicación, XV(50), 81-90.
- Sistema de Información Cultural de la Argentina (SInCA) (2022). Resultados Empleo Cultural 2021. Coyuntura Cultural: año 14, n.º 43. Empleo Privado Cultural y la generación del Ingreso Cultural. Resultados 2021. Recuperado de https://www.sinca.gob.ar/VerDocumento.aspx?IdCategoria=2