PHILOSOPHY; HISTORY; POLITICS; CULTURAL STUDIES; LATIN AMERICA
v. 7 n. 1 (2023): Sección Estudios de la Cultura. "Aparecer: los cuerpos disidentes en los archivos y las artes de América Latina"
Dossier

Mostre a diferença. Manifestos como dispositivos de aparição

Ale Díaz
Universidad Autónoma de Querétaro.

Publicado 2023-08-08

Palavras-chave

  • discapacidad,
  • manifiesto,
  • despatologización
  • disability,
  • manifesto,
  • depathologization
  • deficiência,
  • manifesto,
  • despatologização

Como Citar

Díaz, A. . (2023). Mostre a diferença. Manifestos como dispositivos de aparição. Encuentros Latinoamericanos (segunda época), 7(1), 44–64. https://doi.org/10.59999/7.1.1967

Resumo

Estas reflexões surgem no contexto da minha própria experiência como pessoa com deficiência. Assim, este breve ensaio está interessado em propor uma abordagem ao deixar (nos) ver através do manifesto como um dispositivo de aparência em nossos processos de subjetivação, tanto individuais quanto coletivos. Para isso, estarei recuperando brevemente algumas pistas históricas sobre o desenvolvimento do conceito de deficiência com a intenção de analisar, a partir de uma perspectiva disca, como a deficiência enfrenta noções como «normalidade», «acessibilidade», «saúde», «cansaço» e «doença». Posteriormente, e considerando a necessidade de incluir nestas reflexões as experiências vividas para a construção de um conhecimento mais robusto, estarei recuperando algumas ideias presentes no Manifesto Disca de Daiana Travesani, o Não Manifesto do Coletivo Meteorito (Marabunta de discas) e o Manifesto Cansadx de minha autoria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

  1. Abreu, Z., y Leonardo, I. (2021). Más allá del más afuera. Edición final de culturas disidentes, CCEMx.
  2. Association of Scientific Staff at ETH (AVETH). (2022). How to build an inclusive world. Dr. Rosemarie GarlandThomson [Archivo de video]. Recuperado de https://www.youtube.com/watch?v=32Ma1LAK40w
  3. Bado, J. (1965). Libro de Homenaje al Prof. Dr. Julio García Otero. Montevideo: Facultad de Medicina, Universidad de la República.
  4. Bogdan, R. (2012). Picturing Disability Beggar, Freak, Citizen, and Other Photographic Rhetoric. Nueva York: Syracuse University Press.
  5. Centeno, A. (2018). Diversidad funcional y desobediencia sexual. En conferencia Lorenza’s way: Práctica artística, diversitat funcional i desobediencia epistémica, La Virreina Centre de la Imatge, Barcelona. Recuperado de https://ajuntament.barcelona.cat/lavirreina/es/recursos/ lorenzas-way-practica-artistica-diversidad-funcional-y-desobediencia-epistemica/357
  6. Colectiva Meteorita. (2022). No Manifiesto. Ciudad de México: Incunables.
  7. Convención Internacional sobre los Derechos de las Personas con Discapacidad (CDPD). (2020). La Convención sobre los Derechos de las Personas con Discapacidad y su Protocolo Facultativo. Ciudad de México: Comisión Nacional de los Derechos Humanos.
  8. Crimp, D. (2005). Posiciones críticas. Ensayos sobre las políticas de arte y la identidad. Madrid: Akal.
  9. Díaz, A. (2018). De monstruos, animales y variabilidad humana. En F. Giménez Gatto, H. Chávez y A. Díaz (Coords.), Teoría Freak. Estudios críticos sobre diversidad corporal (pp. 203-222). Ciudad de México: La Cifra Editorial.
  10. Deleuze, G. (1995). Michel Foucault. Filósofo. Barcelona: Gedisa.
  11. Giménez Gatto, F. (2022). Figuraciones intersex (notas para un manifiesto). En F. Giménez Gatto y A. Díaz (Coords.), Figuraciones. Ensayos sobre género y corporalidades (pp. 15-27). Ciudad de México: La Cifra Editorial.
  12. Marabunta de discas. (2021). No manifiesto. Versión: Más allá del más afuera. Edición final de culturas disidentes, CCEMx. Recuperado de https://www.youtube.com/watch?v=0v41VDQoG24.R
  13. Marín, K. (2021). Sostener la mirada. Apuntes para una ética de la discapacidad. Quito: Festina Lente.
  14. Organización Mundial de la Salud (OMS) y Banco Mundial (BM). (2011). Informe Mundial sobre la Discapacidad. Malta: OMS-BM.
  15. Palacios, A. (2008). El modelo social de discapacidad: orígenes, caracterización y plasmación en la Convención Internacional sobre los Derechos de las Personas con Discapacidad. Madrid: Cinca.
  16. Preciado, P. (2018). Lorenza Böttner. Réquiem por la norma. Barcelona: La Virreina Centre de la Imatge. Quinn, M. (1999). The complete marbles. Recuperado de http://marcquinn.com/artworks/the-complete-marbles
  17. Maura Staunsanger, M. (2015). Game of Crohn [Archivo de video]. Recuperado de h ttps://www.youtube.com/ watch?v=oTgv-3K9mg4
  18. Travesani, D. (2021). Me proclamo disca, me corono renga. Rosario: Insomnes Publicadora.
  19. University of New Habpshire, Institute on Disability (Unhiod). (2022). From Where We Sit. Kathy Bates interviews Dr. Rosemarie Garland-Thomson [Archivo de video]. Recuperado de https://www.youtube.com/ watch?v=aBdZ3IzK8L4
  20. Victoria, M. J. (2013). El modelo social de la discapacidad: hacia una nueva perspectiva basada en los Derechos Humanos. Revista In Jure Anáhuac Mayab, 1(2), pp. 143-158.
  21. Vigarello, G. (2001). Corregir el cuerpo. Historia de un poder pedagógico. Buenos Aires: Nueva Visión.
  22. Women’s Center for Creative Work at Human Resources (WCCW). (2015). My Body Is a Prison of Pain so I Want to Leave It Like a Mystic But I Also Love It & Want it to Matter Politically [Archivo de video]. Recuperado de https://vimeo.com/144782433