Experiência de Extensão Crítica em um programa em extinção: Vozes para construir uma memória educativa
Publicado 2023-12-28
Palavras-chave
- integralidad,
- educación,
- extensión,
- memoria pedagógica
- integralidade,
- memoria pedagógica,
- extensão,
- educação
Como Citar
Copyright (c) 2023 Alberto Capellán Cárcamo, Emilia Díaz Arévalo, Antonio Ferreira, Moises Galindo, Alejandra Maurente, Cecilia Mier, Mauro Silvera, Gianela Turnes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Resumo
O conteúdo do artigo visa dar conta do processo de uma prática extensionista a partir de uma perspectiva etnográfica,
crítica e compreensiva; desenvolvido em um Centro Educacional Comunitário (CEC) voltado para a população adolescente
no contexto de seu iminente fechamento. O processo de construção da demanda deu origem a oficinas de educação popular
para a criação de um podcast que buscava resgatar a memória pedagógica por meio da tessitura das vozes de alunos e professores.
Downloads
Referências
- Augé, M. (1998). Las formas del olvido. Barcelona: Gedisa.
- Auster, P. (1982). La invención de la soledad. Barcelona: Anagrama.
- Benjamin, W. (1998). Experiencia y pobreza. En Discursos interrumpidos I (pp. 167-173). Madrid: Taurus.
- Bustos, M., Calisto, E., Cano, A., y Sánchez, C. (2022). Pandemia y educación media: vivencias y experiencias de educadoras/es y estudiantes del barrio Bella Italia (Montevideo). En A. Cano, G. Parrilla y V. Cuadrado (Comps.), Las formas de la desigualdad, los modos de lo común: experiencias universitarias desde el territorio (pp. 189-216). Montevideo: Universidad de la República.
- Cano, A. (2012). La metodología de taller en los procesos de educación popular. Revista Latinoamericana de Metodología de las Ciencias Sociales, 2(2), 22-51. Recuperado de https://www.memoria.fahce.unlp.edu.ar/art_revistas/pr.5653/pr.5653.pdf
- Cano, A., y Castro, D. (2016). La extensión universitaria en la transformación de la educación superior. El caso de Uruguay. Andamios. Revista de Investigación Social, 13(31), 313-337.
- Connerton, P. (1989). How societies remember. Nueva York: Cambridge University Press.
- Consejo de Educación Técnico Profesional (CETP). (2019). Boletín UPIE: n.º 6. Centros Educativos Comunitarios. Serie Educación e Investigación. Recuperado de 666520630 https://planeamientoeducativo.utu.edu.uy/sites/planeamientoeducativo.utu.edu.uy/files/2020-03/Bolet%C3%ADn_UPIE_6.pdf
- Fardella, C., y Sisto, V. (2013). El despliegue de nuevas formas de control en la profesión docente. Estudios de biopolítica, 7(2), 133-146.
- Le Huche, F., y Allali, A. (1993). La voz. Anatomía y fisiología. Barcelona: Masson.
- Lewkowicz, I. (2001). Del fragmento a la situación. Notas sobre la subjetividad contemporánea. Buenos Aires: Grupo 12.
- Marginson, S., y Ordorika, I. (2010). Hegemonía en la era del conocimiento: competencia global en la educación superior y la investigación científica. Ciudad de México: Universidad Nacional Autónoma de México.
- Martínez de la Escalera, A., y Lindig Cisneros, E. (Coords.). (2013). Alteridad y exclusiones: vocabulario para el debate social y político. Ciudad de México: Facultad de Filosofía y Letras, Universidad Nacional Autónoma de México.
- Rebellato, J. L. (2000). Ética de la liberación. Montevideo: Nordan.
- Rinesi, E. (2020). Universidad y democracia. Buenos Aires: Clacso.
- Rodríguez, L. (2011). Ponele onda. Herramientas para producir radio con jóvenes. Buenos Aires: Ediciones La Tribu.
- Sánchez, C. (2021). El aula en su encrucijada. Notas más acá y más allá de la pandemia (Trabajo final del Seminario «Educación popular y desarrollo rural», Licenciatura en Educación, Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Montevideo).
- Spink, P. (2005). Replanteando la investigación de campo: relatos y lugares. Athenea Digital. Revista de Pensamiento e Investigación Social, (8). Recuperado de https://www.redalyc.org/pdf/537/53700818.pdf
- Tommasino, H., y Cano, A. (2020). Modelos de extensión universitaria en las universidades latinoamericanas en el siglo XXI: tendencias y controversias. Universidades, 66(67), 7-24. Recuperado de https://www.redalyc.org/pdf/373/37344015003.pdf
- Tommasino, H., y Rodríguez, N. (2010). Tres tesis básicas sobre extensión y prácticas integrales en la Universidad de la República. Bases y fundamentos. Cuadernos de Extensión n.º 1. Integralidad: Tensiones y Perspectivas. Recuperado de https://accionsocial.ucr.ac.cr/sites/default/files/adjuntos/tres_tesis_basicas_sobre_extension_y_practicas_integrales_en_la_universidad_de_la_republica_bases_y_fundamentos_version_publicada.pdf
- Uruguay (2009, enero 16). Ley N.º 18.437: Ley General de Educación. Recuperado de http://www.impo.com.uy/bases/leyes/18437-2008
- Zemelman, H. (2021). Pensar teórico y pensar epistémico: los retos de las ciencias sociales latinoamericanas. Espacio Abierto, 30(3), 234-244.