Artículos
Publicado 2024-10-08
Como Citar
Díaz Genis, A. (2024). “Pontes” entre Filosofia e Educação a partir de um curso de Dramaturgia. Revista Fermentario, 18(1). Recuperado de https://ojs.fhce.edu.uy/index.php/fermen/article/view/2407
Resumo
Este artigo, apresentado na forma oral de uma conferência com viés autobiográfico, tenta fazer de forma ensaística as possíveis “pontes” entre a Filosofia e a Filosofia da educação (e os diferentes temas que abordei em minha carreira, como o ser humano). formação baseada na última leitura foucaultiana e decolonial na educação) e Dramaturgia, baseada nos elementos que a definem segundo um curso ministrado por Jimena Márquez.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Referências
- Bartra R. El salvaje en el Espejo. Barcelona: Destino, 1987.
- Corominas J. y Pascual J. Diccionario Crítico Etimológico Catellano Hispánico. Madrid: Gredos (4 tomos), 1980.
- Deleuze, Nietzsche y la filosofía. Barcelona: Anagrama, 1986
- Díaz Genis, Andrea. La formación humana desde una perspectiva filosófica. Inquietud, cuidado de sí y de los otros, autoconocimiento. Buenos Aires: Biblos, 2016
- Foucault M. Hermenéutica del Sujeto. Buenos Aires: FCE, 2006
- Foucalt M. El Coraje de la Verdad. Buenos Aires: FCE, 2010.
- Hadot. P. Ejercicios espirituales y filosofía antigua. Madrid: Siruela, 2006.
- Hadot, P. La filosofía como forma de vida. Barcelona:Alpha Decay, 2009.
- La Boetié E. Discurso sobre la Servidumbre Voluntaria. Barcelona: Virus Editorial, 2016.
- Linch, David: Atrapa el Pez Dorado.Meditación, conciencia y creatividad. Barcelona, Reservoir books, 2016.
- Lugones María. Peregrinajes. Buenos Aires: Ediciones del Signo, 2021
- Masschelein J y Simons M. En Defensa de la Escuela. Una cuestión pública. Miño y Dávila, Madrid, 2014.
- Montaigne, Michel. Los Ensayos. Barcelona: Acantilado, 2007
- Platón. El Banquete. Madrid: Alianza, 2008
- Platón. Diálogos. Madrid. Gredos.9 Vol. 2003.