v. 10 n. 1 (2024): español
Español

Sair ao campo: notas sobre práticas integrais em contextos rurais

Paola Mascheroni
Español
Alberto Riella
Español
Jessica Ramírez
Español

Publicado 2024-12-26

Palavras-chave

  • integralidad,
  • ruralidades,
  • desigualdades sociales
  • integralidade,
  • ruralidades,
  • desigualdades sociais

Como Citar

Mascheroni, P., Riella, A., & Ramírez, J. . (2024). Sair ao campo: notas sobre práticas integrais em contextos rurais. Integralidad Sobre Ruedas, 10(1), 174–190. https://doi.org/10.37125.ISR.10.1.11

Resumo

Neste trabalho é feita uma sistematização das experiências e aprendizagens alcançadas a partir do projeto de ação integral Ruralidade, Cuidado e Desigualdades Sociais no Contexto de uma Pandemia (2021-2022) realizado pelo Grupo de Estudos em Sociologia Rural, Território e Desenvolvimento, do Departamento de Sociologia da Faculdade de Ciências Sociais, Universidade da República (Uruguay). Primeiramente são descritos os objetivos do projeto, os eixos de trabalho nos quais foram estruturadas as ações desenvolvidas e os atores envolvidos, para, em segundo lugar, refletir sobre os significados de aprendizagem a partir das próprias vozes dos alunos que fizeram parte desta prática integral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

  1. Basurto, M. I., Majic, S., Intilangelo, A. y Colautti, M. A. (2023). Experiencia de prácticas integrales en la carrera de Farmacia de la Universidad Nacional de Rosario. +E: Revista de Extensión Universitaria, 13 (19), e0014. https://doi.org/10.14409/extension.2023.19.Jul-Dic
  2. Crosa, S., Díaz Martínez, A., Giménez, L., Lacava, E., Martínez, M., Ortega, E., Suárez, Z., Simoncelli, M. (2022). Interprofesionalidad y salud en el primer nivel de atención. La experiencia en Barrio Penino, San José 2020. En C. Etchebehere, F. Ferrigno, L. Zapata (coords.). Ciencias sociales y extensión universitaria: aportes para el debate. Volumen 3. (pp. 67-86). Universidad de la República.
  3. De Camilloni, A. (2020). La integración de la participación de los estudiantes en proyectos de extensión como componente del currículo universitario. InterCambios. Dilemas y Transiciones de la Educación Superior, 7(1), 13-29. https://ojs.intercambios.cse.udelar.edu.uy/index.php/ic/article/view/275/203
  4. Etchebehere, C., Ferrigno, F. y Zapata, L. (2022). La Universidad comprometida: aportes y desafíos de la Extensión en contexto de emergencia sanitaria, la experiencia de la FCS. En C. Etchebehere, F. Ferrigno, y L. Zapata (coords.) Ciencias sociales y extensión universitaria: aportes para el debate. Volumen 3. (pp. 18-43). Universidad de la República.
  5. Kaplún, G. (2014). La integralidad como movimiento instituyente en la universidad. InterCambios. Dilemas y Transiciones de la Educación Superior, 1(1), 44-51. https://ojs.intercambios.cse.udelar. edu.uy/index.php/ic/article/view/11/8
  6. Rexach, P., Reisin, G. M. y Valero, C. (2023). Aprendizajes y desafíos de la extensión universitaria: sistematización de una experiencia en el Profesorado Universitario de Educación Física (UNLU). Extensión en Red, (14), e036. https://doi.org/10.24215/18529569e036
  7. Riella, A., Mascheroni, P., Ramírez, J. y Blanco, R. (2023). Trabajo agrario, transitoriedad y vulnerabilidad: el caso de los asalariados de la horticultura en un asentamiento rural de Uruguay. En Facultad de Ciencias Sociales. Departamento de Sociología. El Uruguay desde la Sociología 20 (pp. 315-331). Doble clic Editoras.
  8. Tommasino, H. y Rodríguez, N. (2013). Tres tesis básicas sobre extensión y prácticas integrales en la Universidad de la República. En R. Arocena, H. Tommasino, N. Rodríguez, J. Sutz, E. Álvarez Pedrosian y A. Romano (Eds.). Cuadernos de Extensión N° 1. Integralidad: tensiones y perspectivas (pp. 19-39). Comisión Sectorial de Extensión y Actividades en el Medio (CSEAM).
  9. Tommasino, H. y Cano Menoni, A. (2016). Modelos de extensión universitaria en las universidades latinoamericanas en el siglo xxi: tendencias y controversias. Universidades, (67), 7-24.
  10. Tommasino, H. y Stevenazzi, F. (2016). Reflexiones en torno a las prácticas integrales en la Universidad de la República. +E: Revista de Extensión Universitaria, 6(6), 120-129. https://doi.org/10.14409/extension.v1i6.6320
  11. Zabaleta, V. (2018). La construcción de conocimiento y la integralidad de funciones en la agenda actual de la extensión universitaria. +E: Revista de Extensión Universitaria, 8(8), 12-25. https://doi.org/10.14409/extension.v8i8.Ene-Jun.7710
  12. Zavaro Pérez, C. (2022). Sujetos y subjetividades en la práctica extensionista. Extensión en Red, (12), e026. https://doi.org/10.24215/18529569e026