v. 9 n. 2 (2023)
Artículos

Comensalidad: una experiencia comunitaria de aprendizaje cooperativo para la construcción de ciudadanía, en el marco de un Espacio de Formación Integral

Español Español
Español
Tapa del volúmen 9 número 2. Integralidad sobre ruedas, Montevideo, diciembre, 2023. Sobre fondo rojo se muestra la fotografía del texto Botellas en el medio titulada Instancia colectiva de generación y valoración de ideas.

Publicado 2023-12-27

Palavras-chave

  • educación,
  • personas jóvenes y adultas,
  • aprendizaje cooperativo,
  • ciudadanía
  • educação,
  • jovens e adultos,
  • aprendizagem cooperativa,
  • cidadania

Como Citar

Ticino Franzia, M. V. (2023). Comensalidad: una experiencia comunitaria de aprendizaje cooperativo para la construcción de ciudadanía, en el marco de un Espacio de Formación Integral. Integralidad Sobre Ruedas, 9(2), 31–44. https://doi.org/10.37125/ISR.9.2.3

Resumo

Este documento pretende dar conta de uma experiência de um Espaço de Formação Integral (EFI), durante o segundo semestre do ano 2022, intitulado “Análise educacional em EPJA chave da participação comunitária”. Esta experiência foi desenvolvida em conjunto com a equipa docente responsável e dois alunos do Bacharelato em Educação, na modalidade que integra o ensino, a investigação e a extensão. A proposta académica foi oferecida pela Faculdade de Humanidades e Ciências da Educação da Universidade da República, no âmbito do Acordo da Cátedra Unesco em Educação de Jovens e Adultos da Universidade da República com a Secretaria de Educação para a Cidadania do Município de Montevideu. Através desta experiência, foi recolhida informação documental, foi realizada uma reunião presencial na Secretaria de Educação para a Cidadania, foi realizada uma entrevista presencial com a Assistente Social Miriam Lautaret do Município De foi recolhida informação através da observação nos diferentes ateliers no território. A partir deste trabalho propõe-se contribuir para a análise e compreensão de uma experiência comunitária ligada à educação de jovens e adultos, de acordo com as necessidades e interesses dos sujeitos e de acordo com os processos em que estão imersos, bem como os problemas que entram em jogo, procurando também identificar alguns aspectos da prática educativa especificamente associados à aprendizagem cooperativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

  1. Abbadie, L., Bozzo, L., Da Fonseca, A., Folgar, L., Isach, L., Rocco, B., Rodríguez, A., y Viñar, M. E. (2019). Del barrio a las territorialidades barriales: revisitando categorías desde experiencias de trabajo en cuatro barrios de Montevideo. En S. Aguiar, V. Borrás, P. Cruz, L. Fernández y M. Pérez (Coords.) Habitar Montevideo: 21 miradas sobre la ciudad (pp. 267-295). Montevideo: La Diaria.
  2. Cano, A., y Castro, D. (2016). La extensión universitaria en la transformación de la educación superior: el caso de Uruguay. Andamios, 13(31), 313-337.
  3. Corbetta, P. (2007). Metodología y técnicas de investigación social (Trads. M. Díaz y S. Díaz, 2.a ed.). Madrid: McGraw Hill.
  4. D’Elía, L. (2010). Líneas fundamentales de la conducción democrática y participativa de la ANEP. En L. Yarzábal (Comp.), Una transformación en marcha: políticas instrumentadas por el CODICEN 2005-2009 (p. 42). Montevideo: Consejo Directivo Central.
  5. Delors, J. (1996). Los cuatro pilares de la educación. En La educación encierra un tesoro (pp. 91-103). Madrid: Santillana-Unesco. Recuperado de https://uom.uib.cat/digitalAssets/221/221918_9.pdf
  6. García Canclini, N. (1995). Consumidores y ciudadanos: conflictos multiculturales de la globalización. México D. F.: Gedisa. Recuperado de https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/5279752.pdf
  7. Johnson, R., y Johnson, D. (1985). Cooperative Learning: Warm-ups, Grouping Strategies and Group Activities. Minesota: Interaction Book Company.
  8. Johnson, D., Johnson, R., y Holubec, E. (1999). El aprendizaje cooperativo en el aula (Trad. G. Vitale). Buenos Aires: Paidós. Recuperado de https://www.ucm.es/data/cont/docs/1626-2019-03-15-JOHNSON%20El%20aprendizaje%20cooperativo%20en%20el%20aula.pdf
  9. Johnson, D., Johnson, R., y Smith, K. (1991). Active Learning: Cooperation in the College Classroom. Minesota: Interaction Book Company.
  10. Ovejero, A. (2013). Utilidad del aprendizaje cooperativo/colaborativo en el ámbito universitario. Recuperado de https://dugi-doc.udg.edu/bitstream/handle/10256/8083/AnastasioOvejero.pdf?sequence=1
  11. Pliego, N. (2011). El aprendizaje cooperativo y sus ventajas en la educación intercultural. Hakademos, 8, 3. Recuperado de http://www.hekademos.com/hekademos/media/articulos/08/05_Aprendizaje_cooperativo.pdf
  12. Secretaría de Educación para la Ciudadanía (SEC). Cometido, misión y visión. [Página web]. Recuperado de https://montevideo.gub.uy/institucional/dependencias/secretaria-de-educacion-para-la-ciudadania
  13. Unesco. (2016). Educación para la ciudadanía mundial: preparar a los educandos para los retos del siglo XXI. París: Unesco. Recuperado de https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000244957
  14. Uruguay. (2008, diciembre 12). Ley n.º 18.437: Ley General de Educación. Recuperada de https://www.impo.com.uy/bases/leyes/18437-2008.
  15. Viscardi, N., y Alonso, N. (2013). Gramática(s) de la convivencia. Montevideo: Administración Nacional de Educación Pública. Recuperado de http://repositorio.cfe.edu.uy/handle/123456789/1074?show=full