v. 9 n. 2 (2023)
Artículos

Reflexiones sobre los componentes centrales de la formación deportiva en el marco del Espacio de Formación Integral «El deporte como espacio para la formación integral»

Español Español
Español
Inés Falchi Machín
Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Udelar
Español Español
Instituto Superior de Educación Física, Udelar
Tapa del volúmen 9 número 2. Integralidad sobre ruedas, Montevideo, diciembre, 2023. Sobre fondo rojo se muestra la fotografía del texto Botellas en el medio titulada Instancia colectiva de generación y valoración de ideas.

Publicado 2023-12-27

Palavras-chave

  • deporte,
  • formación,
  • género,
  • disputas
  • esporte,
  • formação,
  • gênero,
  • disputas

Como Citar

Benítez González, L., Falchi Machín, I., & Pesce, G. (2023). Reflexiones sobre los componentes centrales de la formación deportiva en el marco del Espacio de Formación Integral «El deporte como espacio para la formación integral». Integralidad Sobre Ruedas, 9(2), 8–30. https://doi.org/10.37125/ISR.9.2.2

Resumo

Entre a prática cultural e a funcionalidade pedagógica, tem-se reunido no fenómeno esportivo um conjunto diversificado de atores que diariamente disputam o sentido e o significado do esporte no espaço social nas suas práticas e cenários. Essas disputas encontram no sistema esportivo uruguaio uma reivindicação unificadora das formas múltiplas e fragmentadas de apresentação do esporte desde o Estado, associações civis, empresas, educadores e os diversos agentes do campo esportivo.
«El deporte como espacio para la formación integral», enquanto projeto desenvolvido conjuntamente pelo Instituto Superior de Educación Física e pela Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, propôs-se caracterizar a formação esportiva a partir da multiplicidade de práticas e espaços esportivos que a configuram. Partirá de uma das âncoras territoriais do projeto para poder refletir sobre a configuração da formação esportiva numa chave social e cultural. O objetivo deste artigo é, em primeiro lugar, apresentar a forma de funcionamento do projeto que serve de espaço de reflexão com os vários jogadores do clube onde a proposta foi desenvolvida como sistematização; em segundo lugar, oferecer um possível referencial de como trabalhar a relação gênero-esporte na formação esportiva como configurativo do esporte, que, em geral, se expressa por meio de palestras ou espaços secundários nas práticas esportivas; e ao mesmo tempo apresentar as principais reflexões do processo de trabalho que surgem como um novo ponto de partida para continuar contribuindo com a formação esportiva em espaços de participação coletiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

  1. Arjona, P., Benítez, L., Cáceres, I., Goicoa, R., Mora, B., Quiroga,… Wainstein, F. (2019). Enseñanza crítica del deporte. Espacio de Formación Integral 2018. Fútbol y Sociedad. El deporte en tiempos mundiales. Montevideo: Programa Integral Metropolitano.
  2. Branz, J., Garriga, J., y Levoratti, A. (2021). Políticas públicas destinadas al «deporte social» en Argentina (2007-2018). En R. Soto-Lagos y V. Moreira (Eds.), Políticas públicas del deporte en Latinoamérica (pp. 37-48). Buenos Aires: Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales.
  3. Castejón, J., Giménez, J., Jiménez, F., y López-Ros, V. (2013). Investigaciones en formación deportiva. Sevilla: Wanceulen.
  4. Foucault, M. (1981). La gubernamentalidad. En J. Varela y F. Álvarez-Uría (Dirs.), Espacios de poder (pp. 9-26). Madrid: La Piqueta.
  5. Garton, G., e Hijós, N. (2018). «La deportista moderna»: género, clase y consumo en el fútbol, running y hockey argentinos. Antípoda, 30, 23-42.
  6. Gilles, M., y Gomensoro, A. (2013). Jess T. Hopkins: Cien años de la introducción del básquetbol y el voleibol en Uruguay. Montevideo: Asociación Cristiana de Jóvenes.
  7. Haraway, D. (1995). Ciencia, cyborgs y mujeres: La reinvención de la naturaleza (Trad. M. Talens). Madrid: Cátedra.
  8. Levoratti, A. (2015). Deporte y política socio-educativa: una etnografía sobre funcionamientos y profesores de Educación Física. Buenos Aires: Prometeo.
  9. Quiroga, A., Pastorino, M., Mora, B., Eastman, P., Ruibal, L., y Echenique, P. (2022). Deporte, hegemonía y comunidad. Sistematizaciones de la práctica preprofesional de Educación Física en Bella Italia y Kilómetro 16. En A. Cano, G. Parrilla, y V. Cuadrado (Comps.), Las formas de la desigualdad, los modos de lo común: experiencias universitarias (pp. 257-283). Montevideo: Programa Integral Metropolitano.
  10. Rancière, J. (2009). El reparto de lo sensible: estética y política (Trads. C. Durán, H. Peralta, C. Rossel, I. Trujillo, y F. de Undurraga). Santiago: Lom.
  11. Vaz, A. (2020). Pesquisar esportes em Humanidades: abordagens, temas, possíveis ideias. Novos Olhares Sociais, 3(1), 111-126.
  12. Zoboli, F., Manske, G.S., y Galak, E. (2021). A generificação dos corpos de atletas trans e políticas de biologização do sexo. Revista Estudos Feministas, 29(2), 1-13.