A Curricularização da extensão como alternativa pedagógica universitária: O caso do Programa de Práticas Socioeducativas Territorializadas da FFyL-UBA
Publicado 2023-12-28
Palavras-chave
- alternativas pedagógicas,
- curricularización de la extensión,
- prácticas sociales educativas,
- integralidad de las funciones universitarias,
- Facultad de Filosofía y Letras
- alternativas pedagógicas,
- práticas sociais educativas,
- curricularização da extensão universitária,
- abrangência das funções universitárias,
- Facultad de Filosofía y Letras
Como Citar
Copyright (c) 2023 Florencia Faierman
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Resumo
Este artigo desenvolve uma análise conceitual do Programa de Práticas Socioeducativas Territorializadas, dispositivo institucional de curricularização da extensão universitária da Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Buenos Aires. Especificamente, investiga-se o potencial do Programa como alternativa pedagógica universitária utilizando como operador epistêmico a proposta categórica de alternativas pedagógicas desenvolvida pelo grupo APPEAL, a partir de uma abordagem metodológica qualitativo-analítico-interpretativa. Apresenta-se o histórico investigativo e vivencial do Programa, descreve-se sua materialização curricular, desenvolve-se analiticamente sua potencialidade alternativa e, por fim, faz-se um contraponto com o modelo hegemônico de curricularização conhecido como Ensino-Serviço Solidário. Os objetivos do artigo são principalmente aprofundar a construção conceitual da curricularização da extensão a partir de uma experiência particular de implantação da política, colaborar no aperfeiçoamento constante do Programa em questão rumo ao seu potencial como alternativa pedagógica, e contribuir à ampliação da escala e alcance da curricularização da extensão nas universidades latino-americanas.
Downloads
Referências
- Abramovich, A., Da Representaçao, N., y Fournier, M. (Comps.). (2012). Aprender haciendo con otros. Una experiencia de formación universitaria en articulación con organizaciones sociales. Buenos Aires: Universidad Nacional de General Sarmiento.
- Argañaraz, Ú., Bombini, G., Constantino, E., y Martín, S. (2019). Dentro/fuera: oralidad, lectura y escritura como prácticas inclusivas. Redes de Extensión, (5), 23-34.
- Bourdieu, P. (1983). Campo del poder y campo intelectual. Buenos Aires: Montressor.
- Elsegood, L., y Petz, I. (2019). Universidad en movimiento. Curricularizar la extensión. Avellaneda: UNDAV Ediciones.
- Erreguerena, F. (2020). Las prácticas sociales educativas en la universidad pública: una propuesta de definición y esbozo de coordenadas teóricas y metodológicas. Masquedós, 5(5), 1-17.
- Faierman, F., Belossi, J., Gruszka, M., y Vaccarezza, T. (2019). La integralidad de las prácticas: aportes para un proyecto alternativo de universidad. Redes de Extensión, (5), 67-76. Recuperado de http://revistascientificas.filo.uba.ar/index.php/redes/article/view/6163/5430
- García, O., y Galli, G. (2016). El aprendizaje y servicio como realización de la extensión universitaria. El caso de las Prácticas Sociales Educativas en la Universidad de Buenos Aires. Revista +E, 6(6), 104-111.
- Gómez Sollano, M., y Adams, T. (2019). Hegemonía y alternativas pedagógicas. Los nudos ciegos de la teoría. Educação Unisinos, 23(1), 124-140. 10.4013/edu.2019.231.08
- Kaplún, G. (2004). Indisciplinar la Universidad. Quito: Universidad Andina Simón Bolívar.
- Kaplún, G. (2014). La integralidad como movimiento instituyente en la universidad. InterCambios. Dilemas y Transiciones de la Educación Superior, 1(1), 44-51.
- Naidorf, J. (2005). Los cambios en la cultura académica a partir de los procesos de vinculación universidad-empresa en las universidades públicas (Tesis doctoral en Ciencias de la Educación, Universidad de Buenos Aires).
- Petz, I., y Faierman, F. (2019). Extensionando el curriculum en Filo: UBA. Del Programa de prácticas socioeducativas territorializadas. En L. Elsegood e I. Petz (Comps.), Universidad en movimiento. Curricularizar la extensión (pp. 113-135). Avellaneda: UNDAV Ediciones.
- Petz, I., y Faierman, F. (2021). La Extensión como pilar en la planificación de políticas académicas. Revisitando contextos institucionales y los desafíos pendientes. Espacios de Crítica y Producción, (57), 3-10. Recuperado de http://revistascientificas.filo.uba.ar/index.php/espacios/article/view/10774
- Petz, I., Faierman, F., y Casareto, S. (2019). Sobre la propuesta de curricularización de la extensión de la Facultad de Filosofía y Letras de la UBA. En M. R. Badano (2019), Educación Superior y Derechos Humanos: reflexiones, apuestas y desafíos (pp. 197-210). Paraná: Universidad Autónoma de Entre Ríos.
- Quintar, E. B. (2010). La enseñanza como puente a la vida. Ciudad de México: Instituto Politécnico Nacional.
- Rinesi, E (2012). ¿Cuáles son las posibilidades reales de producir una interacción transformadora entre Universidad y Sociedad? Buenos Aires: Instituto de Estudios y Capacitación-Conadu-CTA.
- Rodríguez, L. (2013). La elección categorial: alternativas y educación popular. En Educación popular en la historia reciente en Argentina y América Latina; aportes para balance y prospectiva (pp. 25-39). Buenos Aires: Appeal.
- Souza Minayo, M. C. (Org.). (2003). Investigación Social: teoría, método y creatividad. Buenos Aires: Lugar Editorial.